As valorosas peças também foram alguns dos repertos arqueológicos destruídos em incêndio no Museu Nacional
As chamas envolveram obras inestimáveis provenientes do Templo de Isis, em Pompeia, datadas do século I d.C. As pinturas representavam figuras de animais, realísticas ou mitológicas, como cavalos-marinhos, dragões e golfinhos. Dentre os repertos também estavam vasos, cerâmicas e ânforas, todos do Museu Borbonico de Nápoles.

A notícia foi divulgada na região pela supervisão do sítio arqueológico, a partir de um twitter: “Solidariedade ao povo brasileiro que acabou de perder seu Museu Nacional. O incêndio, que devastou sua estrutura, também atingiu Pompeia. Lá estavam conservados alguns afrescos pompeianos, entre eles este detalhe proveniente do Templo de Isis”.
O edifício histórico do Museu Nacional do Rio foi inaugurado por dom João, em 6 de Junho de 1818, e era considerado o quinto maior museu do mundo por suas coleções expostas. A estrutura continha um impressionante acervo de 20 milhões de peças preciosas históricas.
Mas, independentemente da natureza trágica do fato, já há alguns anos o Museu apresentava-se em condições duvidosas com relação à segurança e à manutenção de todos os seus artefatos. Muitos denunciaram o fato como fruto de descuido e negligência. Para manter a integridade do prédio seriam necessários maiores investimentos do governo, a fim de que fossem realizadas grandes reformas.
……
Abaixo você confere o vídeo com algumas imagens dos tesouros arqueológicos do Templo de Isis:
Fontes: